Fernanda Torres é indicada ao Oscar 2025 como Melhor Atriz

A performance de Fernanda Torres como Eunice Paiva no filme de Walter Salles rendeu à atriz uma longa jornada de palestras, entrevistas, e presença em diversos festivais. Coberta de elogios dos principais veículos de cultura e cinema do mundo desde a primeira exibição do filme em Veneza, que recebeu 10 minutos de aplausos, ela desponta como um dos principais nomes do cinema brasileiro da atualidade.

No início de janeiro, tornou-se a primeira brasileira na história a receber o prêmio de Melhor Atriz em Filme de Drama do Globo de Ouro. Vingou a mãe, Fernanda Montenegro, única outra atriz nacional indicada à mesma categoria em 1999, por “Central do Brasil”, que perdeu a estatueta para Cate Blanchett (“Elizabeth”).

Agora, no Oscar, a brasileira concorre ao prêmio ao lado de Demi Moore, protagonista do filme “A Substância”, Cynthia Erivo, que vive Elphaba em “Wicked”; Karla Sofia Gascón, protagonista de “Emilia Pérez”; e Mikey Madson, que vive Ani em “Anora”.

Torres fez história na noite de 5 de janeiro, quando conquistou o prêmio de Melhor Atriz de Filme Dramático no Globo de Ouro 2025, no Beverly Hilton Hotel, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Contra as próprias expectativas, ela se tornou a segunda brasileira a conquistar o feito. Se ganhar, fará história como a primeira e única atriz do Brasil a receber um Oscar.

Fernanda Torres e “Ainda Estou Aqui” quebram o jejum de 25 anos do Brasil indicado às duas categorias. Eles repetem a história de “Central do Brasil”, também do diretor Walter Salles, estrelado por Fernanda Montenegro,que foi indicado em 1999.