Novo modelo
O novo modelo para regionalização do saneamento básico, a Microrregião de Saneamento Básico (MRSB), vai ao encontro do Marco Legal do Saneamento com a meta de chegar até 2033 com 99% da população atendida com água potável e 90% com coleta e tratamento de esgoto.
A MRSB é uma autarquia criada por meio da Lei Complementar nº 272/2025, sancionada pelo governador Wilson Lima, no último dia 9 de janeiro. O workshop teve o objetivo de compartilhar com prefeitos, representantes de municípios e outros atores envolvidos as informações sobre a implementação do novo modelo, bem como o Regimento Interno provisório da MRSB, elaborado pelo Estado.
Investimentos
Desde 2019, o Governo do Amazonas tem ampliado ações para garantir saneamento básico de qualidade na capital e em municípios do interior. As medidas passam por obras que envolvem esgotamento sanitário e distribuição de água potável para a população.
Na capital, o governador Wilson Lima inaugurou em 2021, a maior Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da região Norte do país, com capacidade para tratar até 300 litros por segundo. A ETE, localizada às margens do rio Negro, no bairro do Educandos, zona sul da capital, aumentou de 11% para 22% a cobertura de tratamento de esgoto em Manaus.
Além disso, as obras do Programa Social e Ambiental de Manaus e do Interior (Prosamin+) na comunidade da Sharp, zona leste, preveem a instalação de 60 quilômetros de esgotamento sanitário na área do Igarapé do 40.
Para o interior, o Programa de Saneamento Integrado de Maués (Prosai Maués) foi inaugurado em 2019, garantindo captação, reserva e distribuição de água potável para 90% da população. Em Parintins, as obras iniciaram em setembro de 2024 e preveem a construção de centros de reservação, recuperação de poços e rede de coleta de esgoto pelo Prosai Parintins.
A Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) também expandiu os trabalhos assumindo o abastecimento de água em três municípios desde 2019, totalizando 15 cidades geridas pela companhia. A companhia investiu, ainda, em reformas e ampliações de agências, inauguração da Estação de Tratamento de Água (ETA) em Benjamin Constant e a criação do projeto Água Boa, garantindo água potável para comunidades isoladas.