O Governo do Amazonas e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-AM) realizam, nos dias 19, 20 e 21 deste mês, um grande evento, reunindo os secretários dos 62 municípios do Estado. O encontro, “Acolhimento dos Gestores Municipais de Saúde do Estado do Amazonas”, será realizado no Centro de Convenções Vasco Vasques, zona centro-sul de Manaus, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e do Cosems, com apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
De acordo com a secretária de Saúde, Nayara Maksoud, o encontro visa o diálogo, a troca de experiência e o fortalecimento da rede SUS no Amazonas, com um olhar estratégico para os desafios e as realidades regionais dos 62 municípios do Estado.
Estarão presentes representantes do Estado e do Ministério da Saúde, prefeitos, membros dos conselhos nacionais de Secretários de Saúde (Conass) e de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), do Conselho Estadual de Saúde (CES-AM), da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), da Defensoria Pública do Estado (DPE-AM), Associação Amazonense de Municípios (AAM), sindicatos e demais entidades da classe de trabalhadores da saúde, além do setor privado.
Segundo Nayara Maksoud, os novos secretários, gestores e coordenadores de equipes que atuam tanto na Atenção Primária e na Média e Alta Complexidade, quanto na Vigilância e no planejamento são o público-alvo principal do evento, que acontece a cada quatro anos, quando há mudança na gestão municipal. Em 2025, ressalta, o acolhimento ganhou um dimensionamento maior, por conta do novo momento que está sendo construído para a saúde, tendo à frente o Governo do Estado e os municípios.
“É um evento científico bem estruturado para que, juntos, possamos construir uma Saúde cada vez mais forte no Amazonas. Nesse sentido, é importante estarmos alinhados nas ações, políticas e estratégias que estamos desenvolvendo juntos, para beneficiar diretamente o cidadão usuário dos serviços públicos de saúde na capital. Vão ser três dias de construção, de diálogo, de troca de experiências, para que cada gestor municipal esteja ainda mais fortalecido e possa desempenhar suas funções da melhor forma possível e em sintonia com as gestões estadual e federal”, observou Nayara Maksoud.
A presidente do Cosems, Maria Adriana Moreira, ressalta que o Acolhimento de Gestores Municipais de Saúde é também uma oportunidade de recepcionar aqueles que estão chegando e auxiliá-los na condução e planejamento das ações municipais. “O nosso objetivo é aproximar os novos gestores e suas equipes, além de ampliar o debate em prol do fortalecimento das políticas públicas de saúde nos nossos municípios”, ressalta.
Entre os temas a serem debatidos estão o funcionamento do SUS, políticas desenvolvidas, projetos em andamento, controle social, vigilância, saúde indígena, além do processo de regionalização da saúde no Estado. Os novos modelos de financiamentos, a ampliação de serviços e expansão da Telemedicina também serão abordados.
Abertura oficial
A solenidade de abertura será realizada no dia 19 de fevereiro, às 9h, no auditório do Centro de Convenções Vasco Vasques. Cerca de 600 pessoas estão sendo aguardadas para o evento de abertura, que vai contar com palestrantes nacionais. Mais de 30 atividades, entre conferências, debates e oficinas, serão realizadas durante os três dias de evento.
No local, um espaço com 20 stands estará aberto à visitação, com exposições de produtos e serviços de saúde do setor privado e de instituições participantes. A programação segue até 21 de fevereiro, das 8h às 17h.
Palestrantes
Na quarta-feira (19/02), às 10h, logo após a abertura oficial, o presidente Conasems, Hishan Hamida, vai ministrar a Conferência Magna “A importância da governança e da gestão tripartite no fortalecimento do SUS no âmbito municipal e contexto amazônida”. Em seguida, a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, fala sobre a “Rede de Saúde do Amazonas” e o secretário executivo do Conass, Jurandi Frutuoso, palestra sobre a “Gestão do SUS em território líquido”.
No mesmo dia, o diretor do Fundo Nacional de Saúde, do Ministério da Saúde (MS), Darcio Guedes, vai falar sobre “O financiamento tripartite e as perspectivas do MS na garantia de recursos” e o secretário de Atenção Especializada à Saúde, também do Ministério, Adriano Massuda, vai conduzir a palestra “Política Nacional de Atenção Especializada, Financiamento da média e alta complexidade e os compromissos tripartite”.
Na quinta-feira (20/02), estão confirmadas as palestras “Saúde Indígena: Desafios da integração do subsistemade saúde indígena e SUS”, com a diretora da Atenção Primária à Saúde Indigena (Sesai-MS), Eliene Rodrigues, e “Rede Alyne”, com Renata Reis, coordenadora geral de Atenção à Saúde das Mulheres do Ministério da Saúde.
Na sexta-feira (21/02), último dia do acolhimento, haverá, além de palestras, três oficinas destinadas aos coordenadores de equipes de saúde, com os temas “Alimentação, nutrição e Bolsa Família”, “Vigilância em Saúde” e “Imunização”.